DULCIDIO BRAZ JUNIOR

DULCIDIO BRAZ JUNIOR
  Físico graduado pelo IFGW - Unicamp onde também atuou como pesquisador e aluno especial de mestrado no final dos anos 1980 no DEQ - Departamento de Eletrônica Quântica, GOPCS - Grupo de Propriedades Ópticas de Sistemas Coloidais.

Desde 2012 é autor das aulas de Física Moderna nos setores A e B de Física da terceira série do ensino médio regular do Sistema Anglo de Ensino / Abril Educação onde também é autor do “Suplemento de Física Moderna” voltado a estudantes de curso pré-vestibular e que será usado em todo o Brasil dentro do Sistema Anglo a partir de 2015.

É autor responsável por Óptica, Ondulatória, Eletricidade e Física Moderna do material de ensino médio da Editora Companhia da Escola desde os anos 1990.

É reconhecido em todo o Brasil pelo seu pioneirismo no ensino de Física Moderna (Relatividade, Física Quântica e Cosmologia) para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior tendo lançado em 2002 o livro “Tópicos de Física Moderna” pela editora Companhia da Escola.

Em 2004 criou o blog Física na Veia! que desde 2007 é blog oficial do UOL Ciência e figura como destaque entre os colunistas do portal UOL. Em 2010 o blog foi eleito por um júri internacional como o Melhor Weblog em Língua Portuguesa 2009/2010 no The BOBs – The Best of Blogs da estatal alemã Deutsche Welle.

Entre os 10 e os 18 anos de idade estudou violão erudito. Depois foi pesquisar Jazz e MPB, dentre outros estilos. Participou como compositor e instrumentista de inúmeros festivais de música. Nos anos 90 chegou a ter um estúdio onde compunha e gravava trilhas sonoras para rádio, TV e teatro. Hoje, totalmente envolvido com educação, é músico somente nas raras horas vagas. Mas reconhece que a vida sem música não tem graça nenhuma.

No Anglo São João é professor de cursinho desde 1987 e coordenador desde o início dos anos 1990.

Contatos:
E-mail: coordenador@anglosj.com.br ou dulcidio@fisicamoderna.com.br
Facebook (pessoal): www.facebook.com/Dulcidio Braz Jr
Facebook (blog): www.facebook.com/FisicaNaVeia
Twitter: @Dulcidio